domingo, 17 de fevereiro de 2008

Vitamina J


Ontem foi um dia diferente. Foi celebrado o dia Diocesano de Adolescentes na diocese de Beja.
Juntaram-se cerca de duzentos adolescentes de Beja, Mértola, S.Matias, Pedrógão, Vila de Frades, Serpa, Moura, Cuba, etc.
Iniciámos a manhã com muita música e boa disposição. Continuámos com jogos ao ar livre ( o tempo estava óptimo). Ao meio dia houve um almoço partilhado. De tarde organizámos imensos grupos de dez adolescentes e todos participaram no projecto : "Á descoberta da cidade" que consistiu em percorrerem a cidade para conseguir responder ás questões que lhes eram propostas. Vou dar o exemplo de algumas questões que para mim as suas respostas foram surpresa:
1. Qual o local da casa onde viveu S. Sesinando ( para quem não sabe é o padroeiro da cidade de Beja) ?
2.Qual o animal que está situado no alto de uma casa mesmo ao lado da Igreja de Santa Maria? E qual o seu significado para a cidade?
3. Qual o verdadeiro nome do Jardim Público de Beja?
Após este passeio de descoberta da cidade, que animou vivamente as ruas desta cidade nesta tarde de Sábado, houve trocas de contactos entre adolescentes e catequistas e ficou a vontade de repetir esta experiência.
Valeu a pena. Pelo convivio fraterno e, acima de tudo pelo objectivo alcançado: Mais vitamina J.

2 comentários:

Zig disse...

Este teu relato me lembra aos meus tempos em que fazia parte do grupo católico Kolping!

jocasipe disse...

O meu "gajo" mais novo esteve a participar no evento e gostou. Não tive hipoteses de acompanhar pois estava a trabalhar....
Louvo a iniciativa.