quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Solidão


Há dois escalões etarios a que não consigo ficar indiferente, são eles as crainças e os idosos. Ambos estão mais susceptiveis que serem vitimas de violencia, maus tratos e abandono do que qualquer pessoa de meia idade. Simbolizam o principio e o fim da vida. As crianças são como flores que nascem ,desabrocham e dão cor e perfume ao mundo. Os idosos, vejo-os como portadores de uma sapiência que, geralmente não damos importância. Cada ruga que vemos nas suas mãos, na sua cara é uma história vivida. Tenho por eles imenso respeito.
Quase quarenta por cento dos Portugueses apartir dos 65 anos passam oito ou mais horas dos seus dias sózinhos. Esta percentagem de " solidão" foi constatada através de um estudo nacional que define o perfil de envelhecimento da população Portuguesa e é da autoria de médicos da faculdade de medicina de Coimbra em parceria com a faculdade de ciências médicas de Lisboa da universidade nova de Lisboa. O estudo sairá em livro no próximo mês.
Velhice
Sentei-me no habitual banco do jardim
e aqui fiquei. Só e quieto.
A juventude passa, indiferente á minha presença.
Recordo os tempos do passado. Que saudoso tempo.
O sol esconde-se e, de mansinho
a sombra do portão projecta-se no muro
enquanto os pardais pousam na oliveira.
Ouço os tordos que cantam,
também eles um dia se irão calar
e o dia adormecerá com eles.
A sombra infiltra-se no muro
e vem o frio humido da noite.
Caminho para o lar
porque casa já não tenho.
Comigo levo o silêncio,
o único parente que tenho.

3 comentários:

lusitana disse...

os meus tempos de crianca ja la vao
(apesar de ainda ter o meu lado infantil),mas a velhice e uma palavra que nao me soa muito bem.
mas esta e mesmo a lei da vida-
somos os velhinhos do futuro mas concerteza com muito para contar!
no lar,no jardim ou seja la onde for.

Zig disse...

Olha, amiga, um dia, quando eu for velhinho, é uma bênção porque me vão deixar sozinho (até rima...)

jocasipe disse...

Subscrevo. Também me aflige a solidão na 3ª idade. Felismente ainda tenho os meus pais vivos, mas temo pelo momento em que um deles ficar só...