sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O progresso...


A entrada em vigor da lei anti- tabaco veio provocar uma revolução social e projectar novas janelas de oportunidades comerciais em Portugal. Eu explico: No tempo dos meus pais namorava-se no jardim, no meu na discoteca ou nos pubs, agora não, o cenário mudou, agora é nos passeios, na calçada Portuguesa que os novos Romeus e Julietas encetarão ferverosas, quentes e épicas histórias de amor ! É nos passeios ou calçadas que encontram algo que os une, algo proibido que só eles compreendem e aceitam. Algo que, por partilharem os vai fazer unir e aproximarem cada vez mais, criando laços fortes de afinidade. A marginalidade a que foram sujeitos vai condicioná-los aos mesmos espaços, forçar a interacção, ao convivio onde dificilmente não surgirá uma conversa. A velha abordagem:" desculpe, tem lume?" . Dai a trocarem numero de telemóvel vai um pequeno passo. O numero de fumadores entre solteiros e mal casados ansiosos por novos conhecimentos vai aumentar drásticamente. Mas, nem tudo são rosas, e um problema novo já começa a ser nitido: o congestionamento pedonal nos passeios de Portugal provocado pelos adeptos do carvão. Assim uma nova lei muito em breve irá surgir cujo texto será mais ou menos este:" É proibido condicionar o normal transito pedonal", afinal o passeio foi concebido para...passear ! não para ficar parado. Imagine-se o que é abrir a rádio e ouvir informações actualizadas do transito pedonal... E, como não poderia deixar de ser irá nascer a Associação de fumadores (assim tipo sindicato) para exigir o alargamento dos passeios. " Mais passeio para a passa" será o slogan reivindicativo !
Noutra vertente, e uma vez que o Presidente da República tanto pede aos empresários para inovarem e serem criativos na abertura de novos negócios, esta lei anti- tabaco, pode ser uma boa janela de oportunidade para criar novos negócios. O empresário mais astuto muito em breve criará uma empresa de venda de café... ambulante " olhó cafezinho para o cigarrinho". O negócio será de tal forma rentável que em pouco tempo dará lugar a franchising. Também os fabricantes de calçado, que tanto se queixam com a diminuição do negócio devido á concorrência barata dos chinócas, têm aqui a sua oportunidade de ouro, concebendo sapatos anti - inflamáveis e, procura não há-de faltar porque serão necessários uma vez que, dentro em breve quem caminhar nas zonas pedonais sujeita-se a passear num rio de lava provocado pelas beatas em brasa que caem no chão.
Há e já me esquecia, esta lei anti- tabaco também fará diminuir a taxa de desemprego ( estes já estavam incluidos no número que o Primeiro Ministro referia na sua campanha eleitoral) pois brevemente irá, certamente, abrir concurso externo para técnicos qualificados para limpezas de...zonas pedonais.

5 comentários:

Zig disse...

Não te sabia anti-lei do tabaco...

Zig disse...

Sorry por este tu, acho que nos tratamos por você, ou não?

noctivaga disse...

Zig, tu ou você é indiferente. Tenho a dizer que continuo uma fumadora incorrigivel. Prometi a mim mesma que, no inicio do ano, haveria de deixar de fumar mas...nem sequer tentei.

lusitana disse...

A lei anti-tabaco a que te referes,
nao é uma lei anti-fumadores;
Mas sim anti-fumadores PASSIVOS;
É diferente!
Mas ok,respeito o teu ponto de vista como fumadora.
Quem sabe um dia EX-FUMADORA!

Unknown disse...

um ponto de vista engraçado,
não tenho por hábito responder aos coments mas permiti-me dizer uma palavra a lusitana, concordo contigo até um certo ponto, mas que é uma lei que ainda não tem pés nem cabeça e que nós descrimina de certo modo descrimina, logo é anti-fumadores