segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Quando for Natal

Quando for Natal vamos viver em harmonia e em paz! Quando for Natal a Humanidade pode viver o que não vive durante o resto do ano! Será este o Natal que desejamos, ou será que o resto do ano é que andas ás desavenças com aquilo que verdadeiramente queremos? Sempre que celebramos o Natal ou tentamos encetar a tarefa de lhe dedicar algumas palavras, tentamos acolher adjectivos e verbos para sobressair a época festiva. Falamos de harmonia, paz, alrgria...tantas palavras que soam tão bem nesta época Natalicia. Pois é...é criar em alguns dias do ano a ilusão de que todo o ano é assim vivido. Fica-se com o intimo pleno de satisfação por enfeitar a árvore de Natal com arrebiques coloridos e transportamos para o nosso ser essa ilusão: adornamos o nosso ser e os nossos sentimentos nesta altura do ano. A maior parte das pessoas vivem numa aversão total aos valores Natalicios durante todo o ano mas, nesta altura, sim, nesta altura parece bem! Há uma expressão de ambito popular que diz que o Natal é quando o homem quiser. Enfim, será mesmo assim? Quando era mais nova, recordo-me de ter visto uma história sobre o Natal em desenhos animados onde havia apenas dois bonecos que simbolizavam dois povos em guerra. Estavam de costas voltadas e de armas na mão mas...quando se aproximava o Natal estes bonecos animados voltavam-se um para o outro e abraçavam-se. Durou pouco este acontecimento, pois mal passava o Natal voltavam a pegar nas armas e a virar as costas. Esta história que há muitos anos visionei na televisão nunca mais a esqueci, confesso que naquela altura não a entendi muito bem mas fez-me sempre pensar nela. Temo que na nossa vida o Natal tambem seja assim vivido. Fala-se constantemente em mudanças e de progresso mas, será legitimo julgar que o mundo pode ser mudado e nós ficarmos pávidos e serenos diante da nossa condição? Pois é... O Natal está próximo. Sentimentos e desejos para esta festa? sim, há muitos ...mas gostaria de expressar um só neste ano: que cada dia seja vivido com a verdadeira alegria Cristã do nascimento de Jesus Cristo. Que a Paz e comunhão transmitidas por este tempo festivo se estendam por todo o ano.
Um Santo e feliz Natal para todos os que aqui passam.


2 comentários:

Zig disse...

Bom Natal para ti e os teus (já tinha dito isso, mas nunca é demais...)

Este texto tem um grande erro! Não é quando o homem quiser, mas sim, a mulher também! Aliás, se no mundo houvesse mais mulheres a mandar não havia tantas guerras!

Por outro lado, não se deve criticar assim esta época festiva, não se devia de dizer que apenas no Natal as boas coisas acontecem! Há milhões e milhões de pessoas em todo o mundo que têm a paz no seu coração o ano todo, e não apenas nestas alturas. Além disso, as outras pessoas "más", se não houvesse o Natal, onde é que eles iriam buscar os bons exemplos, os exemplos de como devia de ser?

noctivaga disse...

Zig, o termo Homem neste contexto significa Humanidade e não homem ( sexo masculino).:)
Relativamente á minha critica tem duvidas de que existem muitas pessoas que só conseguem ser "boazinhas" nesta epoca do ano??? Não tenha ilusões, nem todos são capazes de deixar de ter fins de semana de sofá para tratar de cães ou dedicarem-se ao voluntariado. Não tenha duvidas.