sábado, 22 de março de 2008

Via Sacra


Como todas as Sextas feiras santas, ontem, mais uma vez, se cumpriu,também em Beja,a Via Sacra pelas ruas da cidade. Aconteceu ontem á noite ( 21horas). Talvez por desconhacimento deste " memorial" a Jesus Cristo ou porque a noite estava fria ou até porque a sua fé se encontra abalada, o certo é que eram poucas as pessoas a participar.

Entendo que a Via Sacra deveria ser participada por todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo, mesmo que não aceitem os preceitos da Igreja.
A via sacra traduz-se no relato dos últimos dias de vida de Jesus Cristo, mais precisamente da traição de Judas á sua ressurreição.
Para quem não foi, e são muitos, aqui deixo o resumo das quinze estações da Via Sacra.
Primeira estação:
Jesus é condenado á morte
Judas Escariotes traiu o seu próprio amigo, entregando-o para ser preso. Os soldados agarram-no e levam-no a Pilatos, para ser julgado. Apresentam-se falsas acusações e a multidão foi influenciada para que fosse pedida a sua condenação á morte.
Segunda estação:
Jesus carrega a cruz
Diante de Pilatos, algumas pessoas gritavam em defesa de Jesus mas, a multidão gritava mais forte pedindo que fosse cruxificado. Jesus saiu carregando a cruz para um lugar chamado Calvário.
Terceira estação:
Jesus cai pela primeira vez
cansado e abatido pelo sofrimento Jesus ao ser empurrado pelos soldados cai pela primewira vez.
Quarta estação:
Jesus encontra sua Mãe
Ao erguer a face, Jesus depara com olhar triste e amargurado de Maria, sua Mãe. Ao presenciar todo o sofrimento do seu filho, Maria sentiu uma pungente dor trespassar-lhe o coração.
Quinta estação:
Simão Cireneu ajuda a carregar a cruz
No caminho contrário ao Calvário vinha Simão que voltava do campo. Obrigaram-no a ajudar a carregar a cruz de Jesus.
Sexta estação:
Verónica enxuga o rosto de Jesus
Uma mulher chamada Verónica não conseguiu ficar indiferente ao sofrimento de Jesus e, passou por toda a multidão, escapou dos soldados, aproximou-se de Jesus e enxugou-lhe o rosto.
Sétima estação:
Jesus cai pela segunda vez
Jesus sabia que iria enfrentar um cruel sofrimento. O seu espirito estava preparado mas o seu corpo estava cansado e abatido. Caminhava com imensas dificuldades e, mais uma vez, tropeçou e caiu.
Oitava estação:
Jesus consola as mulheres de Jerusalém
Haviam muitas mulheres postadas ao lado do caminho que choravam e lamentavam. Jesus disse-lhes :" Mulheres não chorem por mim mas por voces e pelos vossos filhos" ( LC 23,28).
Nona estação:
Jesus cai pela terceira vez
Depois ter parado para falar com as mulheres é brutalmente empurrado pelos soldados e cai pela terceira vez.
Décima estação:
Jesus é despojado das vestes
Ao chegar ao Gólgata, os soldados empurram-no e tirem-lhe as suas roupas, rasgando a veste intima em quatro partes e depois lançam sorte sobre a túnica, que era inteiriça, para ver quem ficaria com ela.
Décima primeira estação:
Jesus é pregado na cruz
Jesus foi violentamente pregado na cruz, primeiro as mãos e depois os pés.
Décima segunda estação:
Jesus morre na cruz
Perto da cruz estava Maria, sua mãe, e também Maria Madalena. Jesus depois de muito sofrimento gritou e disse:" Pai nas tuas mãos entrego o meu espirito". Baixou a cabeça, deu o ultimo suspiro e morreu.
Décima terceira estação:
Jesus é retirado da cruz
O corpo de Jesus é retirado da cruz. Por momentos jazia nos braços de sua Mãe. Ali estava o corpo do seu filho querido. No coração desta Mãe estava completamente desfeito pela dor e angustia.
Décima quarta estação:
Jesus é colocado no sepulcro
O corpo de Jesus é ungido com uma mistura de alóes e mirra e envolvido com um lençol de linho. Respeitosamente é conduzido para uma sepultura. O seu corpo é deitado sobre uma saliência na rocha em forma de cama e a entrada é fechada com uma grande pedra.
Décima quinta estação:
A Ressurreição de Jeus
No Domingo bem cedo as mulhers foram ao túmulo mas Jesus não estava lá. Próximo do sepulcro viram dois homens e estes disseram: " Porque estão vocês procurando entre os mortos quem está vivo? Ele não está ai pois ressuscitou". Esta noticia espalhou-se entre os discipulos e foi no meio deles que o Senhor manifestou a sua presença e, antes de subir para junto do Pai disse-lhes: " Vão pelo mundo inteiro, anunciem o evangelho a todas as pessoas. E eu estarei convosco até ao final dos tempos".

2 comentários:

Zig disse...

Não soube deste acontecimento!!!

Na Alemanha acompanhava sempre todos os anos a Via Sacra, era um must!

noctivaga disse...

A pouca afluência deve-se ( penso eu) ao facto de não haver muita divulgação.