quinta-feira, 13 de maio de 2010


Irmãozinhos de S. Francisco

e Companheiros do Santíssimo Sacramento
Um encontro inesquecível
- 27 de Março de 2010 -

"Eram cerca de 50 pessoas, vieram do Baixo Alentejo, num autocarro alugado, cheios daquela alegria fraterna tão tipicamente franciscana, para um encontro de formação sobre Santa Clara de Assis.
A simpatia, a simplicidade e a alegre partilha de experiências marcou o ritmo de todo o encontro: um encontro verdadeiramente inesquecível.
Num cesto de grandes proporções traziam as mais diversas iguarias do Baixo Alentejo, sabores típicos e muito especiais, entre os quais não faltou o famosíssimo pão alentejano - generosidade e delicadezas de verdadeiros irmãos...
Foi também oportunidade para conhecer melhor o trabalho admirável e empenhado da jovem Fraternidade dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis, pelas grandes planícies da Diocese de Beja. Fundadores do grupo dos Companheiros do Santíssimo Sacramento e dos Jovens Shemá, os Irmãozinhos fazem do amor à Santíssima Eucaristia o princípio e a meta de um apostolado activo e diversificado que abraça pessoas de todas as idades e condições, desafiando, incomodando e atraindo cristãos do norte ao sul do país, nas suas diversas e frequentes actividades distribuídas ao longo de todo o ano.
Lugar de destaque, porque marcaram aqui uma presença muito significativa, merecem os Companheiros do Santíssimo Sacramento, que todos os meses fazem adoração ao Santíssimo, alternando-se em grupos de dois elementos, envolvendo o dia e a noite, actividade que culmina com uma grande celebração comunitária que costuma juntar mais de 600 pessoas de diversas proveniências.
Fica entre nós a marca viva do entusiasmo fraterno e ousado destes “jovens de todas as idades”, salutar ousadia capaz de romper com as rotinas sociais para “dar a Deus o que é de Deus”.


Foi este o comentário feito pelas Irmãs Clarissas ao dia que a comunidade se deslocou ao convento de Montereal.
Confirmo: Um encontro inesquecível.

Nenhum comentário: