quarta-feira, 17 de junho de 2009

terça-feira, 16 de junho de 2009

Obrigada

Como já é da praxe, a primeira aula não se dá e a última não se recebe. E nós, Universidade Sénior de Beja, não querermos quebrar a regra.
Ontem foi o nosso último dia de aulas deste ano lectivo. Expressei a minha vontade de continuar com o grupo no próximo ano por duas razões: A primeira é porque me sinto parte integrante da turma. A segunda razão tem a ver com a continuidade do nosso programa da disciplina, não está esgotado, antes pelo contrário.
Depois de um merecido periodo de descanso haveremos de regressar todos (assim o espero) com baterias carregadas e vontade para debater temas, conviver e, ao mesmo tempo, aprendermos um pouco mais.
Obrigada pelo mimo que me ofereceram. Rosas. Vermelhas e bem viçosas.
Esta imagem é o opsto da que coloquei no post anterior... e não será por mero acaso que as rosas vermelhas e viçosas foram escolhidas. Podiam ter sido brancas, amarelas ou até de um rosa desmaiado, mas não...foram bem vermelhas e bem viçosas, sinal de que estão bem vivas.
Já agora acrescento que a ilustre Aluna que escolheu a prenda gosta de rosas. E vermelhas. E sempre muito viçosas. Eu também gosto.
Obrigada e um beijo muito grande para toda a minha turma de Antropologia da Universidade Sénior de Beja.

domingo, 7 de junho de 2009

Eleições Europeias

A rosa está a murchar, possivelmente por influência do deserto (iol). Vamos ver se, mesmo com muita rega, ela não irá morrer.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

mens sana in corpori seniori

Quando abraçamos um projecto, seja ele lucrativo ou não, devemos fazê-lo sempre com Amor. É o que sinto em relação à Universidade Sénior de Beja. Já vai no segundo ano que tenho o privilégio de conviver com pessoas que muito me têm ensinado, isto apesar de ser eu a professora (iol). O grupo não é muito grande mas é muito diversificado, quer pelas profissões que exerceram, quer pela experiência de vida que têm.
A semana cultural aproxima-se. Este ano decidimos juntar as turmas de Antropologia, Sociologia e Psicologia, para a elaboração de um momento cultural. O tema escolhido é o Amor. Acabei, neste momento, de elaborar um esboço que irei lançar como sugestão que é o seguinte: Cartas de Amor. Serão lidas algumas cartas de Soror Mariana Alcoforado e uma carta de Fernando Pessoa escrita à sua amada Ophélia ( 1920) e lido o poema "cartas de Amor", igualmente de Fernando Pessoa, escrito anos mais tarde (1935). Por fim, será feita uma comparação entre as romanticas cartas de Amor e os impessoais SMS e emails de Amor. Esta é a nossa parte, sei que vai haver um momento chamado pedaços de Amor, com direito a rosas vermelhas e vinho tinto, preparado pelo professor Orlando. Promete este momento da semana cultural.

Mundial (mente)

Hoje, comemora-se o dia mundial da criança mas, como todos sabemos nem todas as crianças do mundo estarão em festa...infelizmente, este não é um mundo acolhedor para muitas delas. É importante que as nossas crianças vivam este dia com muita alegria mas também é importante que tenham conhecimento de que muitas outras espalhadas pelo mundo ainda desconhecem a existência desta data celebrativa.