domingo, 25 de janeiro de 2009

Parabens

O meu SOL, hoje fez mais um aniversário.
É tão bom vê-lo crescer fisicamente, intelectualmente e, não menos importante, espiritualmente...
É tão bom tê-lo como filho.

Porque hoje é Domingo...

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos:

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu da Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: "Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus, arrepenei-vos e acreditai no Evangelho". Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens". Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com assalariados e seguiram Jesus. (Mc 1, 14-20)
Palavra da Salvação

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Gosto de noites assim...

Gosto de ouvir a chuva bater na janela. Gosto da chuva. São pequenas gotas parecidas com lágrimas como se nos dissessem que o ser humano não chora sózinho.
Gosto da chuva. Tráz com ela a preguiça, a reflexão, a paz e o tormento em simultâneo.
Gosto da chuva. Ela é um misto de sentimentos e sensações, como se fosse um catálogo no qual pudéssemos escolher dormir, pensar, sentir dor ou preguiça, experimentar um chocolate quente, dançar no meio dela ou simplesmente escutá-la.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Madrugada

permaneço nos teus braços... e a noite transforma-se em ondas de loucura.
Olho para ti, para esses lábios meus, enquanto que da janela rompe um alvor de luz enluarada. Olho-te. Serenamente. e agradeço a Deus por te ter colocado no meu caminho.

Já fiz...

Já fiz cócegas á minha irmã só para que ela deixasse de chorar. Já me queimei a brincar com uma vela. Já me escondi atrás de uma cortina e deixei os pés esquecidos de fora. Já roubei um beijo. Já chorei ao escutar uma determinada música porque esta era a preferida de um irmão que já não pode ouvir. Já tentei esquecer pessoas mas não consegui. Já subi o muro do quintal dos meus pais para tentar agarrar estrelas. Já subi a uma árvore para roubar fruta. Já fiz juramentos eternos. Já escrevi no muro da escola. Já chorei por ver amigos partir e depois descobrir que chegam outros novos e que a vida é um ir e vir permanente. já chorei de alegria diversas vezes. Já corri para não deixar alguem a chorar. Já me senti no meio de mil pessoas sentindo falta de uma única. já vi o pôr-do-sol mudar do rosado ao alaranjado. Já senti medo da escuridão. Já tremi de nervos. Já gritei de felecidade.Já pulei de alegria. Já corri á frente do guarda do jardim porque arranquei uma flôr para oferecer á minha Mãe no dia do seu aniversário. Já me deitei na relva até de medrugada e vi o Sol substituir a lua. Por incrivel que pareça tenho todos estes momentos fotografados pela lente da emoção e guardados neste baú chamado coração. Momentos que nos marcam e que ficam para sempre, porque são nossos. Fazem parte de nós.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Porque hoje é Domingo...

Evangelho de Nossa Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, estava João Baptista com dois dos seus discípulos e, vendo Jesus disse: "Eis o Cordeiro de Deus". Os dois discípulos ouviram-no dizer aquelas palavras e seguiram Jesus. Entretanto, Jesus voltou-se; e, ao ver que O seguiam disse-lhes:" Que procurais?". Eles responderam: " Rabi - que quer dizer Mestre - onde moras?". Disse-lhes Jesus:"Vinde ver". Eles foram ver onde morava e ficaram com ele nesse dia. Era por volta das quatro horas da tarde. André, irmão de Simão Pedro, foi um dos que ouviram João e seguiram Jesus. Foi procurar primeiro o seu irmão Simão e disse-lhe:"Encontrámos o Messias" - que quer dizer "Cristo"- ; e levou-o a Jesus. Fitando os olhos nele, Jesus disse-lhe:"Tu és Simão, filho de João. Chamar-te-ás Cefas" - que quer dizer "Pedro". (Jo 1,35-42)

Palavra da Salvação

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

E por falar em Direitos Humanos...

A Declaração Universal dos Direitos do Homem é uma bússola e uma bandeira: ponto cardeal da democracia, símbolo da Humanidade. Infelizmente , o processo de universalização dos Direitos Humanos tem sido muito mais lento que o da globalização... A sua concretização não remete para um modelo único, independente da diversidades culturais, mas exige sim uma expressão identificada com principios fundamentais comuns. Os Direitos Humanos proclamados na Declaração Universal dos Direitos do Homem são de todos e de cada um, de todos os homens e mulheres do mundo. Onde não se respeita o princípio da igualdade de todos os seres humanos, há a tentação do abuso ou do desrespeito. Ainda há um longo caminho a percorrer á escala planetária...

Tanto barulho para quê ?

Admito que esta afirmação não tenha sido politicamente correcta... Contudo, o Cardeal Patriarca de Lisboa aponta, lucidamente, para uma questão importante que, a meu ver, é mais cultural do que própriamente religiosa: A submissão da Mulher no mundo Muçulmano e a secundarização dos Direitos Humanos.
O casamento entre duas pessoas de culturas tão diferentes desencadeia conflitos( é a regra e dúvido que nesta assunto exista exepção). Os Muçulmanos Têm as suas próprias "leis" e não abdicam delas, por muito moderados que sejam. Todos nós sabemos de que forma é a mulher tratada á luz daquelas "leis".
Se tivesse uma filha, de uma coisa tenho a certeza: ficaria deveras preocupada se ela casasse com um Muçulmano... Se isto é xenófobia...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Parabens

Não tivesse ale passado pelo meu Sporting... parabens porque merece. É vaidoso sim senhor, mas, na verdade, quando não cai no exagero até fica bem a qualquer profissional que sabe que é bom naquilo que faz.

Magalhães...sénior


Emplástros


Sem comentários

:):):):):):)

Família Sócrates

Desculpem mas não resisti em colocar aqui esta imagem... está espectacular iol :)

É urgente o Amor...


domingo, 11 de janeiro de 2009

Porque hoje é Domingo...

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, João começou a pregar dizendo: " Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não serei digno de me inclinar para desatar as correias de suas sandálias. Eu vos batizo na água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo". Sucedeu que naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. Ao subir da água viu os céus rasgarem-se e o Espírito, como uma pomba, descer sobre ele. E dos céus ouviu-se uma voz:" Tu és o meu filho muito amado, em ti pus toda a minha complacência".
(Mc 1,7-11)
Palavra da salvação

sábado, 10 de janeiro de 2009

Nunca duvidei...

Finalmente foi cumprida uma decisão judicial de 2004 que foi posteriormente confirmada pelo supremo tribunal de justiça mas, mais vale tarde que nunca, apesar dos efeitos nefastos que esta demora trouxeram a Esmeralda. Se tivesse sido cumprida a sentença, logo que proferida, a criança teria pouco mais de um ano...aogora tem seis. Decerto que o acompanhamento psicológico vai ajudar a menina a integrar-se e a viver com o seu Pai, só que esta demora privou a criança e o seu Paide viverem em comum durante cinco anos. Este Pai lutou durante cinco anos para poder cuidar e educar a sua filha; agiu sempre por meios legais e sem transgredir uma única sentença judicial; enfrentou uma das maiores e mais vergonhosas campanhas mediáticas a que se juntaram pessoas conhecidas e influentes, tentando pressionar as decisões proferidas pelo orgão de soberania que são os tribunais.
Nunca duvidei que o desfecho deste caso fosse este, porque acredito que vivo num Estado de Direito Democrático e, a ser outro o desfecho abrir-se-ia um gravissímo precedente.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Porque hoje é dia de reis

"Depois de ter ouvido o rei, os Magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou. Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe. Prostando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra". (MT2,9-11)


Estes Magos, de nações diferentes e distantes, representam, de forma simbólica, todos os povos que se conheciam naquela época. A boa nova do nascimento de Jesus não é só para alguns. É para todos os que ousaram e ousam acreditar que Cristo é o Messias, o filho de Deus não o rejeitando conforme o poder político e religioso do povo Judeu.
Também eles levaram presentes ao Menino: ouro, incenso e mirra. Presentes que simbolizam as dádivas de todos os povos ao Messias esperado e que são também simbolos da realeza(ouro), da divindade(incenso) e da humanidade sofredora (mirra) de Jesus Cristo.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Há pessoas que passam por nós e, quando partem não vão sós e tambem não nos deixam sós. Deixam um pouco de si e levam um pouco de nós...
...que a luz perpétua ( seu nome, por sinal) brilhe sobre o seu Espirito.

Há muito tempo atrás, jó perguntou: "Morrendo o Homem porventura tornará a viver?" A esta pergunta seculos depois veio a resposta que foi dada por Jesus Cristo:" Aquele que crê em mim, mesmo que morra viverá" (jo 11,25).

Ninguem morre...apenas termina aqui a sua caminhada...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Feliz ano novo

É certo que este post já vem com dois dias de atraso ( tenho estado mesmo muito KO...) mas não podia deixar de desejar a quem por aqui vem "espreitar" um ano novo cheio de sorrisos.