segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Quando for Natal

Quando for Natal vamos viver em harmonia e em paz! Quando for Natal a Humanidade pode viver o que não vive durante o resto do ano! Será este o Natal que desejamos, ou será que o resto do ano é que andas ás desavenças com aquilo que verdadeiramente queremos? Sempre que celebramos o Natal ou tentamos encetar a tarefa de lhe dedicar algumas palavras, tentamos acolher adjectivos e verbos para sobressair a época festiva. Falamos de harmonia, paz, alrgria...tantas palavras que soam tão bem nesta época Natalicia. Pois é...é criar em alguns dias do ano a ilusão de que todo o ano é assim vivido. Fica-se com o intimo pleno de satisfação por enfeitar a árvore de Natal com arrebiques coloridos e transportamos para o nosso ser essa ilusão: adornamos o nosso ser e os nossos sentimentos nesta altura do ano. A maior parte das pessoas vivem numa aversão total aos valores Natalicios durante todo o ano mas, nesta altura, sim, nesta altura parece bem! Há uma expressão de ambito popular que diz que o Natal é quando o homem quiser. Enfim, será mesmo assim? Quando era mais nova, recordo-me de ter visto uma história sobre o Natal em desenhos animados onde havia apenas dois bonecos que simbolizavam dois povos em guerra. Estavam de costas voltadas e de armas na mão mas...quando se aproximava o Natal estes bonecos animados voltavam-se um para o outro e abraçavam-se. Durou pouco este acontecimento, pois mal passava o Natal voltavam a pegar nas armas e a virar as costas. Esta história que há muitos anos visionei na televisão nunca mais a esqueci, confesso que naquela altura não a entendi muito bem mas fez-me sempre pensar nela. Temo que na nossa vida o Natal tambem seja assim vivido. Fala-se constantemente em mudanças e de progresso mas, será legitimo julgar que o mundo pode ser mudado e nós ficarmos pávidos e serenos diante da nossa condição? Pois é... O Natal está próximo. Sentimentos e desejos para esta festa? sim, há muitos ...mas gostaria de expressar um só neste ano: que cada dia seja vivido com a verdadeira alegria Cristã do nascimento de Jesus Cristo. Que a Paz e comunhão transmitidas por este tempo festivo se estendam por todo o ano.
Um Santo e feliz Natal para todos os que aqui passam.


domingo, 21 de dezembro de 2008

Porque hoje é Domingo...

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chado José. O nome da virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: " Avé, cheia de graça, o Senhor está contigo, bendita és entre as mulheres2". Ela ficou perturbada com estas palavras a pensar que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: " Não temeis, Maria, porque encontráte graça diante de Deus, conceberás um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai David; e o seu reino não terá fim". Maria disse ao Anjo:" Como será se não conheço o Homem?" O Anjo respondeu-lhe: " O Espirito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice, porque a Deus nada é impossivel". Maria disse então: " Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra".
( Lc 1,26-38)
Palavra da Salvação

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

"Dose Dupla"

António Zambujo vai realizar dois espetáculos no próximo domingo em Lisboa (um ás 19.00 horas e outro ás 21.00 horas). O segundo espetáculo, inicialmente não previsto, deve-se ao facto do primeiro se encontrar já com bilheteira esgotada.
O que eu fico feliz por ele. É que ele merece mesmo todo este sucesso...
Parabens Tózé.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Acontece em Portugal...

Há dois dias, um paraplégico, arguido num processo, teve de ser carregado em braços pelos funcionários do tribunal de Leiria para poder chegar á sala de audiências. O edificio não tem rampa de acesso ou elevador, pelo que não houve solução possivel uma vez que o homem apenas se desloca em cadeira de rodas. Da entrada do tribunal até á sala de audiências são, nada mais, nada menos do que 40 degraus.
" Todos têm os mesmos direitos, liberdades e garantias"... que poema...apenas!...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Hoje celebra-se o dia Mundial dos Direitos Humanos. Faz hoje 60 anos que a declaração viu a luz do dia. Lamento porém que, em muitos países ainda se encontre guardada no cofre...

"Todos os Homens nascem iguais em Dignidade e Direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação umas ás outras com espírito de Fraternidade".

...era bom, era...

domingo, 7 de dezembro de 2008

Consumismo...


O Natal está mesmo ai á porta. Nota-se, infelizmente, pela loucura nos hipers. O Natal adquire contornos de uma verdadeira fúria consumista onde os valores se encontram distantes do seu significado original. Para além da deturpação de uma festa originalmente filiada nos valores da partilha, fraternidade, Amor, esse consumo excessivo possui aos mais diversos niveis - nomeadamente, ecológico e social - repercursões extremamente nefastas, onde se pode referir, por exemplo, as toneladas de resíduos inutilmente produzidos ou a exploração de trabalho infantil de milhares de crianças em países pobres que fabricam brinquedos para os nossos filhos.

Que tal se se dessem umas férias ao pai Natal ? Pelo menos durante este tempo de Advento ?

A caminho da Ordem


A alteração dos estatutos, prevista Março do próximo ano, deverá incluir a passagem da Câmara dos Solicitadores para Ordem profissional. Esta alteração deve-se ao facto das exigências académicas de acesso á profissão.

A propósito: Já repararam no défice de Solicitadores que Beja tem? Advogados é porta sim, porta sim ( como as lojas de chineses ), Solicitadores pouco, muito poucos, e quase todos capazes de meter os papéis para a tão merecida reforma. Eis uma exelente janela de oportunidade para os recem advogados aqui da Urbe. Não é uma profissão menos digna.

Aquele Beijo...

Na vida de cada um existem gestos e momentos que nos marcam para sempre e, por isso mesmo, nunca os esquecemos. Isto vem a propósito do dia de hoje, onde aquela chuva muidinha teima em persistir. Recorda-me este tempo um Beijo. Um Beijo de AMOR, um Beijo que jámais irei esquecer, porque foi o Beijo mais apaixonado que dei até hoje... debaixo de uma imensa chuva... Um beijo único e irrepetível...não que quem o tenha dado não me possa dar outro :) ( o meu antigo, actual e único grande Amor) mas a verdade é que nada é repetível.

Porque hoje é Domingo...


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus:


Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
Está escrito no Profeta Isaías: " Vou enviar á tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz no deserto: " Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas". Apareceu João Baptista no deserto a proclamar um Baptismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de Camelo, com um cinto de cabedal em volta do rins, e alimentava-se de mel silvestre. E na pregação dizia: " Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu vos baptizo na água, mas ele batizar-vos-á no Espírito Santo". (Mc 1,1-8).
Palavra da Salvação

sábado, 6 de dezembro de 2008

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sono

Alguem me consegue explicar porque é que o sono teima em não chegar... mesmo depois de um dia exausto de trabalho, daqueles em que me levanto ás 7.30 da manhã para ATURAR putos de 16 e 17 anos que não querem saber de livros nem de cadernos e cujo passatempo predilecto é fazer aviões e dizer palavrões.

Sá Carneiro

Foi há 28 anos. Era miuda mas lembro-me bem.
A forma como morreu foi trágica, quando o avião no qual seguia se despenhou em Camarate pouco depois de descolar do aeroporto de lisboa quando se dirigia para o Porto.
Contiunuam a existir duas teses relativa á sua morte: Acidente ou atentado. Penso que nunca iremos saber a verdade...

Irrefutável...

...a afirmação que Odete Santos proferiu ontem num canal televisivo. E foram estas: "eu também sou feia".

A àrvore de Natal

Acabei agora mesmo de montar a minha àrvore de Natal. Enquanto a montava, procurei encontrar nela algum sentido Cristão. E cheguei a estas conclusões:
A árvore: Traz-me á memória a árvore do paraiso (Gen 2, 9-17) de cujo fruto comeram Adão e Eva desobedecendo a Deus. Assim, a árvore, vazia, ocorre-me o pecado;
As luzes: recordam-me que Jesus é a luz do mundo que veio iluminar as nossas vidas, tirar as trevas do pecado e guir-nos para a casa do Pai;
A estrela: Lembra-me a estrela que marcou o local onde estava o Menino Jesus e que guiou os Reis Magos naquele momento de grande alegria. Hoje a estrela que corôa a árvore de Natal recorda-me que Jesus trouxe a verdadeira alegria ás nossas vidas;
Os presentes: colocados aos pés da árvore simbolizam aqueles os presentes que os Reis Magos ofereceram ao Menino Jesus mas, também me fazem recordar que Deus Pai ama-nos tanto que entregou ( como presente) o seu único filho para que todo aquele que nele crê tenha vida eterna.