domingo, 30 de novembro de 2008

Porque hoje é Domingo...

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus Discípulos:
"Acautelai-vos e vigiai, porque não sabereis quando chegará o momento. Será um Homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu pleno poder aos seus servos, atribuindo a cada um sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai portanto, visto que não sabereis quando chegará o dono da casa: se à tarde, se à meia noite, se ao cantar do galo, de de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir.
O que vos digo a vós, digo-o a todos: "VIGIAI" Mt 13, 33-37

Palavra da Salvação

sábado, 29 de novembro de 2008

Festival

Hoje vai realizar-se o festival de patinagem artistica em Beja. O último que se realizou foi em 2006 e foi muito bom. Veremos se este vai superar. Já ouvi dizer que sim. Nada como ir ver.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

dignidade humana

Pode-se humilhar, ofender, maltratar, ignorar uma pessoa, mas nunca se lhe retira a dignidade, já que ela lhe é intrínseca. O próprio é que se pode tornar indigno, é um poder que tem. Esta foto ilustra bem o que quis transmitir: este homem, um sem abrigo, que abraça com ternura um cão, mostra uma dignidade, que nada nem ninguém pode destruir.

domingo, 23 de novembro de 2008

Simplesmente...


Porque hoje é Domingo...

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os Anjos, sentar-se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas á sua direita e os cabritos á sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem á sua direita:" Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-me de comer; tive sede e destes-me de beber; era peregrino e me acolhestes; não tinha roupa e me vestistes; estive doente e viestes visitar-me; estava na prisão e fostes ver-me. Então os justos Lhe dirão: Senhor, quando é que te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?" E o Rei lhes responderá:" Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizesres a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes". Dirá então aos que estiveram á sua esquerda: " Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me recolhestes; estava sem roupa e ´~ao me vestistes; estive doente e na prisão e não me fostes visitar." Então também eles lhe hão-de perguntar:" Senho, quando é que Te vimos com fome ou com sede, peregrino ou sem roupa, doente ou na prisão, e não Te prestámos assistência?". E Ele responderá:" Em verdadde vos digo: Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer". Estes irão para o suplício etreno e os justos para a vida eterna" (MT 25,31-46)

Palavra Da Salvação

Nota: Hoje celebra-se o Domingo de Cristo Rei

sábado, 22 de novembro de 2008

Era uma vez um coração

Era uma vez um coração no qual cabia o mundo...
Era grande aquele coração.
A grandeza de um coração mede-se pela sua capacidade de amar.
Eporque os corações assim sabem muito bem qual é a verdade do amor, eles descobrem que o amor nos arregaça as mangas e molda opções e atitudes.
Estes corações sabem que o amor não é simplesmente um sentimento, mas significa optar em função de alguém. Os sentimentos vão-se embora com a mesma ligeireza com que na maior parte das vezes vieram, e deixam-nos com as mãos cheias de nada.
O amor... esse não vai e vem como as marés altas e baixas da vida...pelo menos, não este amordos corações grandes!
Este amor não se deixa derrotar pelas rajadas fortes do inverno nem se deixa adormecer na preguiça quente da brisa do verão. Este amor é fiel, firme e permanente, capaz de não encalhar na maré baixa nem perder o pé na maré alta.
Sim, há corações capazes de amar assim...ainda se vão encontrando alguns.

Mas era uma vez um coração especial...amava assim como nenhum outro!
Um coração que desbordava fidelidade, verdade e coragem.
Um coração que semeava em todos os corações disponiveis que encontrava palavras de vida nova e segredos de libertação.
Um coração que curava outros corações e punha a bater a ritmos novos, antes inimagináveis.

O coração é a fonte das nossas opções.
É no coração que a vida se pesa e os acontecimentos nos alegram ou nos ferem.
O coração é a intimidade da pessoa em construção.
É o "eu profundo" onde a vida humana tem fome de sentido e se decide a lutar por ele. Ou não... é que tambem há corações preguiçosos e temerosos...

Mas era uma vez um coração que não era nada disto. era tão diferente que até lhe chamaram "sagrado". E assim ficou conhecido, como o "sagrado coração"...
Sim, porque de verdade era um coração ao jeito de Deus. Porque nos seus gestos, palavras e atitudes, revelava-se a verdade de Deus a acontecer na história do homens.
E revelava-se tambem pela beleza que todos os corações humanos estão chamados a alcançar quando se deixam ser verdadeiramente à " imagem e semelhança" daquele coração...

Era uma vez um homem que se vhamava Jesus, e que tinha um "sagrado coração", um coração segundo a vontade de Deus.
Jesus nunca nos disse mais do seu coração do que isto"Eu sou manso e humilde de coração". Mas nas suas opções revelou-nos mais: optou pelo camijnho da partilha, a favor dos pobres; optou pela recriação do coração das prostitutas; optou pela ternura dos simples; optou pela libertação dos oprimidos e pela libertação dos marginalizados...
Optou por aqueles que só podem caber num coração sem limites como o seu, com um amor tão incondicional e livre como o seu...

Prvavelmente...

Será por isso que eu gosto tanto da noite...
É que são cinco da "matina" e sono... zero.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

infelizes

Os Portugueses são o terceiro povo mais infeliz da Europa segundo o estudo de European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions, da Comissão Europeia, divulgado esta semana. O indice de felicidade para os Portugueses situa-se nos 6,6 pontos numa escala de 0 a 10. Atrás de Portugal apenas se encontram a Bulgária (5,8) e a Macedónea ( 6,3).
Os povos mais felizes são os Dinamarqueses ( 8,5) , os suecos ( 8,3) os Filandeses e os Noruegueses ( ambos com 8,2). No indice da satisfação com a vida Portugal apresenta o 5º pior resultado (6,2) a par da Turquia e apenas á frente da Bulgária, Macedónea e Letónea. Portugal é também, a par da Itália e França, um dos três países da zona Euro em que mais de metade dos inquiridos diz estar péssimista quanto ao futuro.

Sabia que...

A esmagadora maioria dos futuros juizes (85%) são mulheres. Dos quarenta e sete estagiários, que dentro de poucos meses estarão a proferir acordãos e sentenças, apenas sete são do sexo masculino.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

sábado, 15 de novembro de 2008

quando o exemplo não vem de cima...

É caso para dizer " faz o que te digo e não faças o que eu faço"

quarta-feira, 5 de novembro de 2008